Segundo estudos realizados em São Paulo e reconhecidos mundialmente, durante o inverno, acontece um aumento de número de casos de infarto em 30% e de AVC em 20%. O AVC hemorrágico acontece quando há o rompimento de um vaso cerebral, ocorrendo um sangramento (hemorragia), é muito mais comum na estação de frio. A Chefe de Serviço da Neurologia do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Sheila Martins explica a relação do inverno com o aumento no número de casos de AVC e infarto.  

Cuidados no Inverno

Um dos principais motivos para acontecer um AVC é o aumento da pressão arterial. No inverno, os vasos sanguíneos se contraem para manter o calor corporal, assim aumentando a pressão arterial, podendo acarretar em um AVC hemorrágico ou isquêmico. Os pacientes que já são hipertensos são mais propensos ao caso. Por conta dessa tentativa do organismo de manter o calor corporal, o sangue fica mais grosso, com aumento da viscosidade sanguínea. Esse fator aliado com a diminuição no consumo de água pelas pessoas acarreta em um aumento no número de casos de AVC isquêmico. Cuidados são fundamentais para se proteger do frio, como manter-se bem agasalhado e evitar exposição às temperaturas muito baixas. Além disso, beber bastante líquido, manter a alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e realizar o acompanhamento médico são medidas importantes para a estação. Pessoas idosas, com pressão alta, com colesterol alto, diabéticos, obesos, tabagistas, sedentários e pessoas com fibrilação arterial devem redobrar os cuidados.
Fonte: Dra. Sheila Martins (CRM 20989), médica neurologista e Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1