A Sociedade Americana de Câncer divulgou uma pesquisa no início do ano que aponta aumento na incidência de câncer colorretal (de intestino grosso e reto) entre adultos jovens e de meia-idade nas últimas décadas. O estudo foi publicado no Journal of the National Cancer Institute. Foram analisados mais de 490 mil diagnósticos, entre 1974 e 2013, nos Estados Unidos, nos quais verificou-se um aumento de 1% a 2,4% anualmente em pessoas entre 20 e 39 anos, e também em pessoas entre 40 e 54 anos, nas quais o aumento foi de 0,5% a 1,3% por ano. Para o coordenador do núcleo de Oncologia Gastrointestinal do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Rui Weschenfelder, esse estudo demonstra uma clara mudança na incidência desse tipo de câncer. “Essa informação vem de dados robustos, uma vez que foram analisados quase 500 mil pacientes. Quando comparados com adultos nascidos na década de 50, aqueles nascidos na década de 90 têm um risco duas vezes maior de câncer de cólon e quatro vezes maior de câncer de reto”.  
De acordo com a pesquisa, o aumento nas taxas de incidência de câncer no reto é ainda mais evidente para adultos na faixa etária entre 20 e 29 anos.
  De acordo com a pesquisa, o aumento nas taxas de incidência de câncer no reto é ainda mais evidente para adultos na faixa etária entre 20 e 29 anos. Entre 40 e 54 anos, o crescimento foi de 2% ao ano desde a década de 1990. Em 2013, 29% dos casos diagnosticados da doença foram em pacientes com menos de 55 anos, contra percentual de 15% registrado em 1990. Quanto às causas, segundo o relatório, acredita-se que a obesidade e a vida sedentária possam estar relacionadas. Um outro estudo, publicado no British Medical Journal, indica que cada 5kg/m2 ganhos no índice de massa corporal representam um aumento de 9% no risco de desenvolver câncer colorretal entre homens por exemplo. Apesar de preocupantes, o coordenador afirma que estes dados devem ser analisados com cautela. “Não há conclusões definitivas sobre as causas deste aumento ou se haverá mudanças na prática diária. Entretanto, é possível que, no futuro, o rastreamento de câncer colorretal, hoje recomendado a partir dos 50 anos de idade, seja modificado”.  

No Brasil

Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer colorretal para 2016 foi mais de 34 mil. Em 2013, mais de 15 mil pessoas morreram devido a essa neoplasia.
Fonte: Dr. Rui Weschenfelder (CRM: 26372), coordenador do núcleo de Oncologia Gastrointestinal do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1