Aneurisma é uma dilatação anormal que ocorre em um vaso sanguíneo com a parede enfraquecida. A utilização de um recurso inédito no Rio Grande do Sul trouxe mais segurança, redução do tempo de internação e menos exposição a exames com contraste para pacientes que precisam passar pela correção de um aneurisma toracoabdominal. O cirurgião vascular do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Alexandre Araújo Pereira explica o que é um aneurisma e seus tipos, principais causas, sintomas e métodos para combater a doença.

Aneurisma e seus tipos

Quando o aneurisma ocorre na aorta, a artéria principal do corpo, chamamos de Aneurisma Aórtico. O aneurisma aórtico ocorre mais comumente no abdômen, em geral logo abaixo das artérias renais. O Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) é visto como uma doença degenerativa da parede aórtica. Apesar de não se saber exatamente o mecanismo pelo qual essa degeneração ocorre, fatores de risco para seu surgimento já foram identificados. O principal fator de risco modificável é o tabagismo, atual ou pregresso. Homens com mais de 60 anos, especialmente aqueles com história de tabagismo, são o grupo de maior risco. De acordo com um grande estudo populacional sueco, todos os homens com mais de 65 anos devem fazer ao menos uma ecografia de abdômen para descartar doença aneurismática da aorta. No entanto, a incidência em mulheres vem aumentando significativamente nas últimas décadas, provavelmente em razão do tabagismo. Existe também um forte componente genético na formação de AAA, o que sugere que pessoas com história familiar realizem uma ecografia de abdômen em idades mais precoces, a partir dos 50 anos. Os AAA são na sua maioria assintomáticos. Isso faz com que 80% dos aneurismas rompam em pacientes sem diagnostico prévio.  Um aneurisma que causa sintomas está em iminência de romper ou já está roto. Os sintomas incluem dor abdominal que se irradia para o dorso e virilha. Por tratarem-se de sintomas inespecíficos, é preciso um alto índice de suspeição pelo médico que está realizando a avaliação. Grande parte dos AAAs são identificados em exame de rotina ou em exames solicitados por outras causas. Assim que diagnosticado, o paciente deve ser encaminhado para avaliação de um cirurgião vascular especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV). O principal fator para optar-se por tratamento de um AAA é o seu diâmetro e a presença de sintomas. O reparo do AAA pode ser realizado de forma convencional, em que procede-se uma incisão abdominal e o aneurisma é substituído por uma prótese de forma cirúrgica.

Pioneirismo para combater o Aneurisma de Aorta Abdominal

O método mais utilizado no Brasil, desde os anos 2000, é o reparo endovascular para correção dos AAA, onde se avança uma prótese pela virilha do paciente, não sendo necessárias incisões abdominais ou torácicas. O Hospital Moinhos de Vento foi pioneiro nessa técnica, implantando as primeiras endopróteses bifurcadas do Brasil em 1996. Desde então, houve grande evolução tecnológica e técnica, permitindo que hoje sejam corrigidos aneurismas complexos que se estendem concomitantemente para o tórax e que envolvam os ramos para os rins, intestino e fígado. Para tanto, utilizam-se endopróteses com ramos e fenestras para a incorporação desses vasos. O Hospital Moinhos de Vento apresenta a equipe com maior experiência em aneurismas complexos, correspondendo a mais de 60% de todos os casos realizados no Rio Grande do Sul. A equipe coordenada pelo Dr. Alexandre Araujo Pereira, agora conta com o novo equipamento: a tomografia de 256 canais. A nova aquisição permite a avaliação mais precisa da doença, com menor uso de contraste endovenoso, o que reduz o risco de insuficiência renal aguda nos pacientes. Para mais informações, acesse.
Fonte: Dr. Alexandre Araujo Pereira (CRM 30064), cirurgião vascular do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1