O Dia Mundial de combate ao Acidente Vascular Cerebral, 29 de outubro, tem como objetivo conscientizar a população sobre essa doença que é a segunda maior causa de morte no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016, foram registrados 188.223 internações para o tratamento de AVC isquêmico e hemorrágico e 40.019 óbitos.

A Dra. Sheila Ouriques Martins, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, explica que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral é a principal causa de incapacidade neurológica no país e se caracteriza por uma alteração circulatória focal no cérebro, que causa um déficit neurológico. “O AVC se classifica em dois tipos: isquêmico ou hemorrágico e o diagnóstico ágil e preciso evita danos permanentes ou sequelas, além de determinar a terapia correta a ser adotada, pois ela é diferenciada para cada tipo de AVC”, afirma.

O AVC isquêmico ocorre em 87% dos casos de AVC e se caracteriza pelo comprometimento de alguma artéria cerebral, quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de sangue e oxigênio para as células cerebrais, que morrem. Essa condição é chamada de isquemia. O AVC hemorrágico corresponde de 13% dos casos e acontece quando há um rompimento de um vaso cerebral e ocorre sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso. A diferença do AVC hemorrágico e do AVC Isquêmico é que o segundo decorre da obstrução de uma artéria e não pelo seu rompimento.  

Sintomas clássicos de AVC (Sempre de início súbito)

– Perda de força ou dormência numa metade do corpo; – Dificuldade para falar ou compreender a fala; – Dificuldade para enxergar (nos dois olhos ou em um deles); – Tontura (falta de equilíbrio e de coordenação); – Dor de cabeça muito intensa.  

Fatores de risco*

– Histórico familiar; – Pressão alta; – Colesterol elevado; – Diabetes; – Tabagismo; – Arritmias Cardíacas (fibrilação atrial); * Se esses fatores de risco forem tratados rapidamente, diminuem em 90% os casos de AVC.    

Tratamento

A precisão no diagnóstico determina a terapia correta a ser adotada, pois ela difere para cada tipo de AVC. No isquêmico pode ser administrado um trombolítico, medicamento que dissolve o coágulo que obstruiu a artéria, restabelecendo o fluxo sanguíneo na região afetada. Se ele for aplicado em até quatro horas e meia a partir do início dos sintomas, as chances de recuperação completa ou de minimização das sequelas aumentam de maneira significativa. Em casos mais graves, pode ser realizado o “cateterismo cerebral” (como se faz no coração para o infarto), chamado trombectomia, procedimento em que se coloca um cateter pela perna que vai até a circulação cerebral, chegando até o local da obstrução e abrindo um stent que retira o coágulo que entope a circulação. Já no AVC hemorrágico o tratamento é feito por meio de um rigoroso acompanhamento em unidade de terapia intensiva e controle de variáveis, tais como pressão arterial, temperatura e glicemia. Alguns casos se beneficiam de neurocirurgia. Em ambos os quadros, a chegada rápida ao hospital reduz a mortalidade e diminuem as chances de sequelas. Quanto mais cedo o tratamento do AVC for realizado, maior a chance de recuperação.  

Reabilitação

Quanto antes for iniciado a reabilitação do paciente com AVC, melhor e mais rápida será sua recuperação e, consequentemente, menor o tempo de internação. O Centro de Acidente Vascular dispõe de uma equipe de fisioterapia especializada no atendimento de pacientes neurológicos, assim como fonoaudiólogas e uma neuropsicóloga. Os profissionais atuam na recuperação do paciente pelo treinamento e pela adaptação a atividades da vida diária, na recuperação da fala e, principalmente, na detecção e no tratamento da disfagia (dificuldade de deglutir), responsável pelo risco de aspiração e pneumonia.
Fonte: Dra. Sheila Ouriques Martins (CRM 20989), chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento. Informações do Ministério da saúde e Campanha Mundial do AVC.
 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1