Oncologia Pediátrica

Apresentação

O Centro de Oncologia Lydia Wong Ling do Hospital Moinhos de Vento dispõe de um espaço lúdico e acolhedor para as crianças em tratamento oncológico.

Presente no DNA do Hospital Moinhos de Vento, o atendimento materno-infantil sempre foi destaque entre os serviços médicos oferecidos pela Instituição, que se tornou uma referência no cuidado com a criança em Porto Alegre.

Com a criação do Centro de Oncologia, o Hospital Moinhos de Vento passa a contar com o Ambulatório de Oncologia Pediátrica, que se soma à UTI, à Internação Pediátrica e à Emergência Pediátrica, oferecendo atendimento completo à criança.

Além de oferecer as melhores linhas terapêuticas de quimioterapia, radioterapia e de terapias imunobiológicas, a Oncologia Pediátrica conta com uma equipe médico-assistencial especializada, composta por hematologistas e oncologistas pediátricos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e odontologistas específicos para o atendimento às crianças.

 

O câncer infantil

Cerca de 3% das neoplasias diagnosticadas são pediátricas. A mais comum delas é a leucemia, seguida pelos tumores do sistema nervoso central, linfomas, sarcomas e tumores ósseo, renal e muscular.

O câncer infantil tem características bastante diferentes aos dos tumores que acometem adultos. Para as neoplasias pediátricas ainda não foram estabelecidas relações de causa nem medidas preventivas, neste sentido o diagnóstico precoce é muito importante.  

A incidência do câncer infantil tem aumentado nos últimos anos e essas são doenças potencialmente curáveis. Cerca de 80% dos tumores pediátricos diagnosticados adequadamente são tratados com quimioterapia e/ou radioterapia.

 

Ambiente acolhedor

Contar com um ambiente que proporcione ao paciente o contato com outras crianças da mesma idade, que estimule a brincadeira e as atividades lúdicas e a troca de experiências é fundamental para a maior adesão ao tratamento.

Por entender a importância desse componente para o sucesso do tratamento, o Centro de Oncologia Lydia Wong Ling preparou um espaço destinado aos pequenos pacientes. No subsolo do Centro, foram instalados os consultórios do Ambulatório. O local conta ainda com uma sala de espera, decorada com os personagens da Turma do Moinhos e na qual estão disponíveis jogos e brincadeiras.

Espaço Infantil da Oncologia do Hospital Moinhos de Vento

Essa característica é fundamental para que as crianças possam se expressar adequadamente, por meio dessas atividades não verbais e de interações com outros pacientes da mesma idade.

No térreo, onde estão localizadas as suítes para aplicação de quimioterapia, foi preparada uma área especial destinada apenas às crianças. Ali, além de receberem as medicações, elas podem brincar, assistir a vídeos e desenhos, e compartilhar suas experiências com outros pacientes infantis.

Fonte: Dra. Liane Daudt

EXPLORE AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

icone-mail Assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.