UM LUGAR DE CUIDADO

Oncologia Moinhos

Nossos diferenciais

Entrada Principal do Hospital Moinhos de Vento

Assistência Integral®

Organizar o atendimento em equipes administrativas e médico-assistenciais com treinamentos específicos na área da Oncologia e que trabalhem integradas, colocando o paciente no centro das atenções, é um dos diferenciais do Hospital Moinhos de Vento. Esse conceito também está presente no Centro de Oncologia Lydia Wong Ling.

Marca registrada da Instituição, a Assistência Integral® preconiza que se alie o Atender, oferecendo a melhor performance técnica, ao Assistir, que diz respeito a atenção, empatia e sensibilidade. Juntos, eles proporcionam um serviço acolhedor, que contempla o paciente em suas dimensões física, emocional, social e espiritual.

 

Presença constante e qualificada

Em atuação muito próxima com os pacientes, a equipe de Enfermagem cria vínculos com quem está em atendimento. Na Unidade de Quimioterapia, são 11 Enfermeiras, cada uma especializada em um tipo específico de tumor – e que utilizam esse conhecimento de uma forma sensível e acolhedora.

No início do tratamento, os pacientes já são apresentados à Enfermeira de referência, proporcionando segurança e tranquilidade a ele e seus familiares. As profissionais também participam de rounds com os médicos e se dedicam a cada caso clínico.

A mesma excelência se estende à equipe de Farmacêuticos, que conta com seis profissionais no Serviço. Eles se dividem para participar de grupos e colocam esse  aprendizado em prática no dia a dia. A dispensação de quimioterapia só ocorre mediante avaliação do Farmacêutico, preparo e tripla conferência conforme os protocolos desenhados.

 

Fisioterapia para recapacitar

Reabilitar os pacientes para as suas atividades de rotina é um dos principais objetivos do Serviço de Fisioterapia. Durante a internação, o paciente é reavaliado diariamente e tem o tratamento adequado as suas necessidades.

Essa atividade que visa a manutenção e readequação funcional, proporciona também momentos de descontração por meio de condutas terapêuticas.

 

Suporte nutricional é indispensável

O Serviço de Nutrição tem um papel importante no tratamento dos pacientes oncológicos, já que a alimentação adequada é responsável por fornecer energia para a recuperação e para a realização de cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

A equipe de Nutricionistas atende os pacientes que iniciam o tratamento de quimioterapia e de radioterapia. O foco é nos casos de câncer de mama, já que há uma relação entre o aumento do peso e a recidiva da doença, bem como nos de cabeça e pescoço, pois o paciente pode ter uma maior dificuldade para se alimentar.

É realizada uma avaliação no primeiro dia do tratamento e esses pacientes são acompanhados e reavaliados conforme o risco nutricional que apresentam. A mesma preocupação com o bem-estar e com as condições nutricionais se estende aos que necessitam de internação. Com esses, também é realizado um atendimento especializado e individual.

 

Apoio psicológico conforta e fortalece

Fator importante para adesão ao tratamento, o aspecto psicológico também recebe atenção dos profissionais que atuam no Centro de Oncologia.

Em uma entrevista, as Psicólogas buscam conhecer a compreensão do paciente sobre seu adoecimento. Esse primeiro atendimento ocorre antes do início da quimioterapia ou no dia da primeira aplicação. A partir daí, é definida a continuidade dos encontros conforme a necessidade de cada caso, podendo ser a cada sessão quimioterápica ou com marcação de um horário específico. Para os pacientes em tratamento na radioterapia, o serviço é oferecido mediante agendamento.

O papel das profissionais é favorecer uma melhor adaptação da pessoa frente à doença e facilitar a expressão dos sentimentos e emoções vivenciados, permitindo que o tratamento seja elaborado como uma etapa de construção e crescimento.

Na Unidade de Terapia Hematológica, o atendimento psicológico também é bastante presente, com a realização de grupos de pacientes e de familiares. Esses encontros propiciam a trocar de experiências, o que auxilia na diminuição da ansiedade frente ao tratamento.

 

Orientações para uma boa recuperação

Na Unidade de Terapia Hematológica funciona também o Serviço Social. Devido às particularidades da doença, em muitos casos, é necessário isolamento ou restrição de visitas. Assim, antes da internação, o paciente e sua família são atendidos pela Assistente Social e apresentados à equipe que os acompanhará durante o tratamento, bem como às instalações de atendimento. Também recebem orientações sobre as rotinas da unidade e a respeito do espaço físico que poderão utilizar durante esse período.