BLOG

Explore as novidades

Imagem destacada
ABRIR
Mais temas

Dia Mundial do Câncer alerta para as fake news

Que atire a primeira pedra quem nunca realizou a busca de um sintoma no Google. A internet facilitou o acesso à informação, mas encontrar um conteúdo de qualidade nunca foi tão difícil. Eles não costumam aparecer no primeiro link do buscador. O resultado dessa pesquisa rápida pode ser insatisfatório, trazendo dúvidas e até preocupações maiores do que se tinha inicialmente.

Como tema da campanha deste ano do Dia Mundial do Câncer, comemorada no dia 4 de fevereiro, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) escolheu as fake news (ou notícias falsas em tradução livre). A data foi instituída em 2005 pela Union for International Cancer Control’s, ou União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), e tem o propósito de fazer com que o maior número de pessoas ao redor do planeta tenha conhecimento sobre a doença.

É inimaginável a quantidade de informações publicadas e replicadas na internet e esse cálculo não tem fim já que é uma variável constante. Os sites se obrigam a estar sempre atualizados para acompanhar essa nova realidade e acabam cortando algumas etapas na busca pela instantaneidade. Nesses casos, a apuração e correção do texto são deixadas para depois ou nem acontecem. Parece pouco, mas o resultado desse cenário são as fake news. “Falar sobre as notícias falsas e boatos que são comumente divulgados, principalmente por meio digital, se faz necessário, pois pode prejudicar o tratamento da doença”, pondera a Instituição.

Recentemente, para diminuir o número de notícias falsas, o Google lançou o Selo de Verificação de Fatos. A ferramenta é resultado de parcerias com veículos tradicionais e startups de mídia, que trabalham para averiguar a veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria imprensa. Para o Google, a medida se trata de um pequeno passo no caminho de melhorias para o universo digital.

Nosso blog Saúde & Você busca incessantemente trazer referências atuais com base em entidades de classe nacionais e internacionais, através de seus canais, acompanhadas da opinião de seus especialistas. O Hospital Moinhos de Vento apoia o tema do ano proposto pelo INCA e defende que o esclarecimento nas mídias precisa ser uma ação consciente, é necessário ter a noção de que cada caso é único e que todos os sintomas precisam ser observados com atenção. Entretanto, sempre recomendamos a visita a um profissional e nunca a realização da automedicação.

Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookEmail to someone
0 comentários

EXPLORE AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

icone-mail Assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.