UM LUGAR DE CUIDADO

Oncologia Moinhos

Apresentação

Centro de Oncologia Lydia Wong Ling

Centro de Oncologia Lydia Wong Ling

No encontro entre o conhecimento e a sensibilidade, a inovação e o acolhimento residem as bases de um serviço integrado a favor da vida. Como ninguém vence o câncer sozinho, o Hospital Moinhos de Vento coloca à disposição da comunidade um espaço para reunir importantes aliados: o Centro de Oncologia Lydia Wong Ling.

À tradição de cuidado centrado no paciente que caracteriza a Instituição somam-se os mais atualizados equipamentos e pesquisas, para proporcionar tratamentos de alto padrão e eficácia. Além das inovações tecnológicas, de espaços remodelados e da ampliação da oferta de serviços, um dos grandes diferenciais é o Board Médico Multiprofissional, que reúne um colegiado de especialistas em busca do diagnóstico e do tratamento mais qualificados para cada situação.

A construção do conceito e dos serviços do Centro de Oncologia teve importante influência da Johns Hopkins Medicine International, a quem o Hospital Moinhos de Vento é afiliado desde 2013. Essa parceria permite uma intensa troca de conhecimentos e oportunidades terapêuticas, das quais se beneficiam os pacientes oncológicos.

A atuação do Centro de Oncologia está focada, em um primeiro momento, em cinco grandes tipos de neoplasias: mama, próstata, colorretal, pulmão e hematológica. Tal escolha não é ao acaso, pois as quatro primeiras respondem, juntas, por quase 80% dos cânceres existentes. Já a neoplasia hematológica se destaca entre os jovens.

Nesse contexto de desenvolvimento, a visão de um atendimento integrado e acessível a todas as idades já é uma realidade, agregando profissionais de diversas áreas para promover o bem-estar e a recuperação. Juntos, o conhecimento humano, a precisão tecnológica e o ambiente acolhedor compõem um cenário de esperança e de constante evolução.

 

Para fazer a diferença

Oferecer uma linha de cuidado que contemple a prevenção e rastreamento, o diagnóstico, o tratamento e a recuperação é uma das características mais importantes de um Centro de Oncologia. Outra particularidade é o atendimento ao paciente por profissionais de diferentes áreas, que possam discutir as opções terapêuticas, implicando melhores resultados. Esse modelo de assistência congrega, no mesmo espaço físico, todos os especialistas, para trocar conhecimentos e favorecer as escolhas mais adequadas.

A utilização de tecnologia onde mais se precisa é mais um ponto de destaque, com equipamentos de última geração que agregam novos valores para o tratamento, como os adquiridos para a Unidade de Radioterapia e Radiocirurgia.

Sob essa perspectiva, o serviço já existente na Instituição foi ampliado e redesenhado, para maximizar privacidade, conforto e segurança, reunindo todos os profissionais e procedimentos em um mesmo prédio.

 

Parceria pela esperança

Movida pela gratidão ao país que os acolheu, a família Ling tem uma significativa trajetória de filantropia. E essa cultura de contribuir com o próximo ganhou um novo espaço para se perpetuar: em uma parceria com o Hospital Moinhos de Vento, foram realizados investimentos que tornaram possível agilizar e aprimorar a implantação do Centro de Oncologia, que leva o nome da matriarca Lydia Wong Ling.

“É uma esperança de cura mais rápida e com menos sofrimento para os pacientes que sofrem de câncer. Fico feliz com esse projeto e espero que possa salvar muitas pessoas”, destaca a benfeitora, com uma expressiva atuação de mais de quatro décadas na Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul.

 

Valores semelhantes

A tradição de excelência do Hospital e a seriedade do trabalho realizado foram fatores determinantes para essa aproximação. Integrante do quadro de sócios da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, o Diretor do Instituto Ling, William Ling, teve a oportunidade de conhecer de perto a atuação da Instituição.

“Pude acompanhar a qualidade da gestão e de atendimento, a busca por fazer sempre o melhor. Nas reuniões de família, comentava sobre o trabalho fantástico do Moinhos e sobre como seria bom fazer uma parceria”, afirma.

Após consultar a direção da Instituição sobre os projetos que necessitavam de apoio, a escolha natural foi pelo Centro de Oncologia – não apenas pela história de voluntariado da matriarca, mas também pelo impacto de um caso recente de leucemia em um dos jovens integrantes da família, que agora está curado.

“É sempre bom ajudar, nossa família tem essa filosofia. Fazemos aquilo que podemos e esperamos que seja um exemplo para outras pessoas e empresas, para que também tenham atitudes semelhantes”, conclui Lydia, em um convite à solidariedade.