Notícias

Encontre uma notícia

até
- Alta Complexidade

Valor baseado em Desfechos Clínicos: um novo modelo de cuidado médico-assistencial

O Projeto de Valor Baseado em Desfechos Clínicos completa dois anos de implantação no Hospital Moinhos de Vento neste mês de maio. Utilizando a metodologia do International Consortium of Health Outcomes Measurement (ICHOM), avalia a qualidade de vida de pacientes após o diagnóstico de determinadas patologias, do primeiro mês até vários anos após o tratamento.

O programa iniciou em 2017, com o monitoramento de pacientes portadores de Insuficiência Cardíaca e pacientes que sofreram algum tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em 2018, passaram a ser acompanhados os pacientes diagnosticados com câncer de mama, câncer de próstata localizado e avançado e câncer colorretal. Neste ano, foram também incluídos no programa pacientes com dor lombar submetidos a cirurgias de coluna, pacientes  com osteoartrite de quadril e joelho e doença de Parkinson. No segundo semestre de 2019, devem iniciar os acompanhamentos de casos de demência.

Atualmente, são acompanhados aproximadamente 800 pacientes na fase pós-tratamento, observando aspectos relativos à sua qualidade de vida. “O seguimento dos pacientes com ênfase nos desfechos de qualidade de vida   ressalta o comprometimento do Hospital Moinhos de Vento não apenas com os melhores resultados clínicos, mas também com a satisfação e experiência do paciente”, observa a gerente médica Gisele Nader Bastos, responsável pelo programa.

Este programa consolida a atuação institucional centrada no paciente e baseada em valor – Value-based healthcare(VBHC). Esta proposta inclui desde melhorias na prática clínica até a atualização da forma de remuneração pelos serviços prestados.

 

 

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0