Notícias

Encontre uma notícia

até
- Eventos

Reunião científica apresenta novidades em diagnósticos por imagem no Hospital Moinhos de Vento

Novidades relacionadas a diagnósticos por imagem foram apresentadas no primeiro Grand Round do ano. A reunião científica mensal, organizada pelo Hospital Moinhos de Vento e pela Johns Hopkins Medicine International, aconteceu no dia 27 de março. Especialistas em Radiologia e Medicina Nuclear foram os palestrantes do evento realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm.

O médico Gabriel Grossman, chefe do Serviço de Medicina Nuclear, apresentou o que há de mais atualizado em sua área em investigações para oncologia e cardiologia. A cardiologia nuclear – através do PET/CT e da cintilografia –, apoia cardiologistas na busca de infecção nas válvulas e dispositivos intracardíacos e doenças infiltrativas como a sarcoidose.

Na oncologia, o PET/CT permite detectar de maneira muito precoce uma possível recidiva da doença. A Medicina Nuclear também começa a ser utilizada para localizar, durante um procedimento cirúrgico, nódulos pulmonares difíceis de serem detectados de outra forma.

Grossman destacou no Grand Round que o Hospital Moinhos de Vento vai utilizar, em breve, um marcador para avaliar tumores neuroendócrinos – neoplasias com origem em células endócrinas, como aquelas originadas na medula adrenal ou nas ilhotas do pâncreas. O médico mostrou ainda que o Serviço de Medicina Nuclear está habilitado para fazer tratamento de metástases ósseas oriundas de câncer de próstata.

Felipe Victora Wagner, médico chefe do Serviço de Radiologia, apresentou novas tecnologias que entrarão em operação ainda neste ano na Instituição, proporcionando exames mais acurados. Também integrante do Serviço, a médica Alice Schuch, coordenadora do Núcleo de Radiologia Abdominal, falou sobre novas técnicas de ressonância magnética utilizadas para avaliação de doença hepática difusa, incluindo quantificação de ferro e gordura, além de detecção e estadiamento de fibrose.

Já o médico Roger Eliandro Menezes, coordenador do Núcleo de Ecografia Geral, abordou as técnicas avançadas em ultrassonografia. Uma delas é a fusão de imagens de exames de ressonância magnética com aplicação na orientação precisa de biópsias de lesões orientadas por ecografia, contrastes de microbolhas, que proporcionam melhores resultados na investigação de tumores. Outro tema foi a técnica de elastografia por ultrassom.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0