Notícias

Encontre uma notícia

até
- Eventos

Ressonância magnética para avaliação do fígado é tema de Simpósio de Radiologia do Hospital Moinhos de Vento

Neste sábado (19), o Hospital Moinhos de Vento realizará seu primeiro Simpósio de Radiologia, para tratar de técnicas avançadas de Ressonância Magnética (RM) na avaliação do fígado. Um dos objetivos do encontro é difundir a aplicação do procedimento para a detecção precoce e a quantificação de doenças hepáticas, além de avaliar, através da Elastografia, a intensidade do dano causado por essas patologias. A instituição foi a primeira no Sul do Brasil a utilizar esse exame.

“A RM é o método não invasivo mais preciso de quantificação de gordura e ferro no fígado e a técnica de Elastografia por RM é o mais apurado para identificar a fibrose hepática em todos os seus estágios”, explica Alice Schuch, coordenadora do Núcleo de Radiologia do Abdômen do Hospital Moinhos de Vento. Essa técnica fornece informações precisas sobre alterações precoces, que em muitos casos permitem que biópsia seja dispensada.

Na parte da manhã, o enfoque será em aspectos clínicos e cirúrgicos a partir da investigação por imagem. Avaliações de esteatose, fibrose, cirrose e lesões hepáticas focais serão apresentadas por gastroenterologistas, cirurgiões, radiologistas e radiologistas intervencionistas. À tarde, a programação é mais direcionada a físicos e tecnólogos, com o aprofundamento das técnicas para a realização de exame e de princípios relacionados às alterações metabólicas do fígado.

O 1º Simpósio de Radiologia será realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, entre as 8h30 e as 18h30.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0