Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Núcleo Mama divulga pesquisa inédita sobre câncer no sul do país

O Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento está divulgando uma pesquisa inédita sobre o câncer de mama no sul do país, com dados de seus 15 anos de atividades.  Os resultados da pesquisa foram apresentados em dezembro no San Antonio Breast Cancer Symposium, no Texas (EUA).

A pesquisa, realizada em 2018 e coordenada pela médica mastologista Maira Caleffi, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, levou em consideração o histórico das pacientes com diagnóstico de  câncer de mama tratadas no Núcleo Mama Moinhos e seus índices de sobrevivência após 5 e 10 anos do diagnóstico. Foram investigadas 896 mulheres analisando faixa etária das pacientes, o estágio da doença no momento do diagnóstico, tipo do tumor, nível educacional, Índice de Massa Corporal (IMC), histórico familiar de câncer de mama, entre outros fatores.

A pesquisa apontou o diagnóstico precoce e tratamento ágil como os principais fatores relacionados ao sucesso do tratamento. A idade média do diagnóstico da doença entre as mulheres pesquisadas está em torno de 53 anos, bem mais jovens que índices europeus. Os índices de sobrevida foram muito superiores às taxas encontradas na literatura nacional e similares a dados de estudos americanos. Porto Alegre é hoje a cidade com a maior incidência de câncer de mama no Brasil.

 

 

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0