Notícias

Encontre uma notícia

até
- Corpo Clínico

Novas perspectivas no tratamento do enfisema pulmonar

O estado da arte em pesquisas e novas técnicas para o tratamento do enfisema pulmonar terão destaque no Hospital Moinhos de Vento, no próximo dia 20 de outubro. Um evento, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, no quarto andar da própria instituição, na Capital, irá reunir renomados especialistas na área.

A partir das 10h, o Prof. Dr. Arschang Valipour, do Ludwig Boltzmann Institute for COPD and Respiratory Epidemiology Otto Wagner Spital, de Viena (Áustria), fará uma apresentação intitulada “Como podemos ajudar nossos pacientes com a redução endoscópica de volume pulmonar?”. Na sequência, a Prof. Dra. Patricia Rieken Macedo Rocco, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordará a temática “O Estado da Arte da Terapia com Células Tronco no Tratamento do Enfisema Pulmonar”.

Os trabalhos terão a coordenação do Dr. Amarilio Viera de Macedo Neto, com apoio da Comissão Científica formada pelo Dr. Hugo Goulart de Oliveira e pela Dra. Silvia Martins de Oliveira, todos do Hospital Moinhos de Vento. “Nos últimos anos, o Hospital Moinhos de Vento, com argúcia, definiu o ensino médico como um domínio a ser priorizado. Imprescindível para o desenvolvimento de um hospital de excelência. O Grand Round especial do dia 20 de outubro traz a Porto Alegre duas autoridades mundiais. Uma oportunidade ímpar para apreciar o estado da arte nos avanços em tratamento do enfisema pulmonar”, aponta Dr. Amarilio.

O Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento foi criado em 2009 e conta com especialistas como o professor Hugo Oliveira, um dos cinco maiores expoentes mundiais no tratamento endoscópico com válvulas endobrônquicas. O primeiro paciente tratado com válvulas endobrônquicas no HMV foi em 19 de junho de 2009.
A equipe do Núcleo do Enfisema já tratou mais de 200 pacientes, oriundos do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia, além de realizar uma pesquisa pioneira associando a colocação de válvulas endobrônquicas com a terapia celular com células mesenquimais.

O público-alvo das atividades são integrantes do corpo clínico da instituição, colaboradores e profissionais que atendam pacientes com enfisema pulmonar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.iepmoinhos.com.br/eventos.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0