Notícias

Encontre uma notícia

até
- Corpo Clínico

Hospital Moinhos de Vento traz a Porto Alegre especialistas internacionais em inovação

Parceria com a Johns Hopkins, simpósio Fronteiras da Medicina reunirá cientistas para avaliar novas tecnologias aplicadas à saúde

Genética, pesquisa, biologia molecular, medicina diagnóstica, inovações tecnológicas, novas terapias e educação médica. As principais pautas da medicina avançada serão o centro do debate da segunda edição do Fronteiras da Medicina. Realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a Johns Hopkins Medicine, o simpósio pretende mobilizar mais de 500 profissionais da área da saúde nos dias 4 e 5 de maio, no Sheraton Porto Alegre.

Conforme a superintendente médica adjunta, Carisi Polanczyk, a motivação do hospital é criar um ambiente que estimule conexões para construir avanços concretos para a medicina. “Conseguimos reunir especialistas de diferentes áreas, referências no Brasil e no exterior, para pautar as novas tecnologias e recursos que estão à disposição para a medicina avançar. A proposta é estreitar caminhos e inspirar os profissionais a refletir sobre as habilidades e o perfil do médico do futuro diante desse conjunto de inovações”, explica Carisi.

As abordagens abrangem diferentes especialidades e áreas do conhecimento: cardiologia, neurologia, urologia, oncologia, medicina hospitalar para o idoso, paciente crítico, diabetes e síndrome metabólica e educação, inovação e pesquisa. As atividades setorizadas ocorrerão simultaneamente em três salas de conferência. O público todo será reunido nas quatro sessões especiais ao longo da programação.

Cientistas convidados – No dia 4, o cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, falará sobre a saúde na era da computação cognitiva. Graduado em Medicina e PhD em Ciências da Computação, Gandour abordará os recursos tecnológicos como suporte para a tomada de decisão, como o robô Watson, desenvolvido pela IBM como plataforma de decisão cognitiva. Ricardo Cappra dá início ao segundo dia do simpósio, trazendo o conhecimento sobre big data e algoritmos e como podem transformar a saúde. Cientista de dados e consultor internacional de estratégia digital, Cappra é chefe na Cappra Data Science e do laboratório de big data Mission Control, e já atuou com marcas como Obama, Barcelona, Microsoft, Globo, Petrobras, Coca-Cola e Americanas, entre outras.

Câncer – Um dos destaques da programação especializada está no âmbito do tratamento de pacientes em estágio avançado de câncer, com a participação da oncologista Nilo Azad. Professora associada de Oncologia na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, ela dirige o Programa de Estudos Clínicos de Fase I do John Hopkins Kimmel Cancer Center. Sua pesquisa é dedicada ao desenvolvimento de novos medicamentos, combinando quimioterapia e imunoterapia para melhorar a sobrevida dos pacientes.

O simpósio terá ainda dois talkshows. Os novos rumos para a educação médica reunirão em debate Charles Wiener, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos da Johns Hopkins Medicine; Atif Zaheer, professor associado de radiologia e ciência radiológica na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins; e Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). No segundo encontro, Elisabeth Marsch, neurologista do Hospital Johns Hopkins, e Paulo Abreu, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, abordarão o futuro da neurociência aplicada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.fronteirasdamedicina.com.br.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0