Notícias

Encontre uma notícia

até

Hospital Moinhos de Vento realiza 9º Seminário PROADI-SUS

Evento teve a apresentação do projeto Melhorando a Segurança do Paciente Em Larga Escala no Brasil – Saúde em Nossas Mãos

            O Hospital Moinhos de Vento realizou, na tarde desta quarta-feira (20), o 9º Seminário PROADI-SUS. O objetivo do encontro é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Nesta edição, foram apresentadas as ações e resultados do projeto Melhorando a Segurança do Paciente Em Larga Escala no Brasil – Saúde em Nossas Mãos.

            Iniciativa do Ministério da Saúde e dos cinco hospitais de excelência que integram o PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração (HCor), Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês), o projeto pretende reduzir em 50% até 2020 os casos de infecções em UTI’s nos 119 hospitais públicos participantes. Até agora, segundo dados preliminares, estima-se que foram evitadas 1.715 infecções em um ano de implantação, significando em torno de 558 vidas salvas neste período.

            Para um público formado por dirigentes e profissionais de diferentes áreas do Hospital Moinhos de Vento, além de convidados de outros hospitais e instituições de ensino, a líder do projeto na instituição, Dra. Elenara Ribas, apresentou informações e alguns dos resultados revelados durante a 5ª Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP 5), em São Paulo, que reuniu cerca de 600 profissionais da área da saúde, de todas as regiões brasileiras. “Neste seminário mostramos como o projeto Saúde em Nossas Mãos se organiza, as relações que ele tem com o Ministério da Saúde e com os outros quatro hospitais de excelência, a metodologia utilizada e os resultados preliminares alcançados neste período. Agora temos o desafio de garantir a sustentabilidade desses resultados e preparar os hospitais públicos para serem multiplicadores”, disse Elenara.

            De acordo com o superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Moinhos de Vento, Dr. Luciano Hammes, o projeto permite a troca de conhecimentos e de ensinamentos. “Este é o maior projeto conduzido até agora em conjunto pelos cinco hospitais participantes do PROADI-SUS e com números realmente relevantes para o Sistema Único de Saúde. Alguns projetos são mais estruturantes, mas este trabalha lá na ponta, com os profissionais de saúde mudando a realidade nos hospitais públicos brasileiros”, afirmou Hammes.

            Na avaliação da superintendente Assistencial, Vânia Röhsig, o projeto tem grande impacto no cuidado aos pacientes. “É fantástico enxergarmos os resultados neste período e vermos que vidas estão sendo salvas, o que é a grande missão do profissional de saúde e nossa grande contribuição a toda população dentro do projeto PROADI-SUS, junto com os outros hospitais de excelência”, apontou Vânia.

O PROADI-SUS

             O Hospital Moinhos de Vento participa do PROADI-SUS desde 2009. As iniciativas contribuem para a qualificação do SUS. Atualmente, o hospital compartilha sua expertise e executa projetos em todos os estados do País.

        O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Crédito foto: Cleber Bertoncello

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0