Notícias

Encontre uma notícia

até
- Eventos

Hospital Moinhos de Vento lança estratégia institucional para os próximos anos

O Hospital Moinhos de Vento apresentou para o seu Corpo Clínico e lideranças na noite desta terça-feira, 6 de junho, o mapa estratégico para o próximo ciclo 2017-2021. Na ocasião, a Instituição contou com a presença de um dos pensadores mais originais da atualidade, o filósofo francês, Gilles Lipovetsky.

O Superintendente Executivo, Mohamed Parrini, abriu a cerimônia destacando a contribuição de todas as áreas da Instituição para o desenvolvimento da estratégia. “Todos foram envolvidos para planejar o futuro, pois tudo o que fazemos aqui é focado no cuidado centrado no paciente. A nossa estratégia é audaciosa e nossa atuação baseada em método, em evidências, em conhecimento, em inovação e, acima de tudo, em calor humano, pois são as pessoas daqui que fazem isso tudo acontecer.”

Convidado para falar sobre educação, conhecimento e tecnologia, Lipovetsky provocou reflexões acerca da aspiração humana à leveza. Relacionou o desenvolvimento científico, a medicina, o conhecimento e a inovação ao combate ao sofrimento, à possibilidade real de não sentir dor, o que, para o filósofo, levaria o ser humano a um estado de mais leveza.

Sobre o convidado

Graduado em Filosofia pela Universidade de Grenoble, Lipovetsky recebeu o título de doutor honoris causa de universidades do Canadá, Bulgária, Portugal, México, Colômbia e Brasil. Teórico da hipermodernidade e da pós-modernidade, é considerado um intelectual de referência para os temas da moda e do consumo.

É autor de best-sellers como O império do efêmero – A moda e seu destino nas sociedades modernas, A era do vazio – Ensaios sobre o individualismo contemporâneo e O crepúsculo do dever – A ética indolor dos novos tempos democráticos. Seus livros foram publicados em vários países e traduzidos para mais de 18 idiomas. Atualmente, é professor de Filosofia na Universidade de Grenoble. No governo francês, foi membro do Conselho Nacional de Currículo até 2005 e integra o Conselho de Análise da Sociedade, órgão de apoio ao primeiro-ministro francês e presidido pelo filósofo francês Luc Ferry. Em 2003, recebeu a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra.

Gilles Lipovetsky acredita que a consagração do bem-estar triunfa na sociedade pós-moderna. Lançado no Brasil em 2016, seu mais recente livro, Da leveza – Rumo a uma civilização sem peso, aborda o culto contemporâneo à felicidade em contraposição à rotina veloz e exigente que enfrentamos.

Crédito foto: Fabiano Barcellos

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0