Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Hospital Moinhos de Vento conta com novas tecnologias na área da endoscopia digestiva

Há cerca de um mês, um procedimento inédito no Brasil foi realizado no Centro de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento. Com o uso de uma prótese metálica para drenagem pancreática, chamado de sistema Axios, notou-se uma vantagem em relação aos tratamentos existentes. Além disso, a instituição também passou a contar com o Spyglass, que possibilita a visualização em alta definição das vias biliares e do canal pancreático pela via oral.

O stent para drenagem de coleções pancreáticas e necrosectomia endoscópica (Axios) está sendo utilizado nos centros avançados de endoscopia. Com o equipamento, o tempo de procedimento foi reduzido de duas horas para apenas 10 minutos, com possibilidade de alta para o paciente no mesmo dia. Além disso, permitiu a remoção de necrose existente na cavidade que se formou após a grave pancreatite que acometeu ao paciente. Anteriormente, essas doenças eram curadas apenas com cirurgia ou tratamentos percutâneos.

O método teve repercussão significativa nacional e internacionalmente, com destaque durante a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, em Brasília, e também no United European Gastroenterology, realizado em Barcelona.

Já o Spyglass, adotado há dois meses pela instituição, é acoplado no instrumento convencional de endoscopia biliar, conduzido pelo canal de trabalho deste endoscópio. Suas indicações principais são para a realização do diagnóstico histológico de estenoses biliares sob visão direta e também para a realização da litotripsia a laser em cálculos difíceis das vias biliares. Trata-se de uma nova alternativa, que antes só era possível através de procedimentos cirúrgicos.

“Trata-se de um avanço formidável no diagnóstico e tratamento das doenças biliares e do pâncreas. Vivemos uma nova era na endoscopia digestiva e o Hospital Moinhos de Vento está acompanhando esta transformação”, ressalta o médico Nelson Heitor Vieira Coelho.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0