Notícias

Encontre uma notícia

até
- Eventos

Exposição no Hospital Moinhos de Vento conta a história da imigração alemã e de aspectos da educação no Rio Grande do Sul

Duas instituições fundadas por imigrantes alemães no início do século XX reúnem-se para celebrar o passado comum. O Hospital Moinhos de Vento recebe uma exposição que conta os 160 anos de história da Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858), mantenedora do Colégio Farroupilha. Ambas as organizações também passaram por adaptações a partir da 2ª Guerra Mundial e da política de nacionalismo.

“Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858” leva aos visitantes diversos aspectos da história. A mostra reconta a trajetória da entidade e da educação no Rio Grande do Sul desde a imigração alemã em 1824, passando pelo crescimento da cidade de Porto Alegre a partir da criação de instituições como o Grêmio Náutico União e o Hospital Moinhos de Vento.

A escolha pelo Hospital é uma forma de homenagear o local, inicialmente concebido para atender aos alemães teuto-brasileiros de Porto Alegre, e que em seu desenvolvimento contou com a atuação marcante do Pastor Karl Gotschall, que ministrava aulas de ensino religioso evangélico no Colégio, e do médico Frederico Falk, que foi o primeiro diretor do Ginásio Teuto-Brasileiro Farroupilha, nos anos de 1937 e 1938.

O Moinhos de Vento completou 90 anos recentemente. Desde a inauguração, em 1927, quando se chamava Hospital Alemão, soma ao seu legado a referência nacional em medicina de excelência e a qualidade assistencial. A constante busca pela atualização tecnológica permite a combinação da tradição, da inovação e do compromisso com a sociedade.

A ABE 1858, ao fundar em 1886 o Colégio Farroupilha (então Knabenschule – Escola de Meninos), uma das primeiras instituições de educação básica do Rio Grande do Sul, passou a dedicar-se totalmente para a área da educação. Desta forma, assumiu o pioneirismo na área em diferentes momentos, como a fundação da Escola de Meninas (1904); abertura do Jardim de Infância (1911); união da Escola de Meninos com a Escola de Meninas (1929). Parcerias com diferentes instituições, como o Exército Brasileiro e a Universidade de Cambridge continuam garantindo inovações ao currículo dos estudantes do Colégio Farroupilha.

Aberta ao público, a mostra pode ser conferida até o dia 29 de maio no saguão do Bloco B (acesso pela Rua Tiradentes, 333), das 9h às 19h. A exposição, lançada no Colégio Farroupilha em 21 de março, percorrerá outros espaços da cidade que fazem parte da história da instituição até o mês de novembro.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0