Notícias

Encontre uma notícia

até
- Assistência

Experiências do cuidado em destaque no Simpósio de Enfermagem Moinhos de Vento

Com o tema Gerenciamento do Cuidado: Conhecimento, Prática e Resultado iniciou nesta quinta, dia 9, o V Simpósio Internacional de Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento. O evento reúne enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital e profissionais de outras instituições, em homenagem ao Mês da Enfermagem – 12 de maio é Dia do Enfermeiro e 20 de maio, Dia do Técnico de Enfermagem, reunindo mais de 750 pessoas. A programação se estende pela sexta, dia 10.

A abertura contou com as presenças do Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, da Superintendente Assistencial Vânia Röhsig e da gerente de Enfermagem Rubia Maestri. O presidente do Coren-RS ressaltou a excelência da enfermagem do Moinhos de Vento, que recentemente recebeu o selo de qualidade do Cofen, sendo o único hospital no sul do país com esta distinção. Também participaram da cerimônia o Superintendente Administrativo, Evandro Moraes, e a Superintendente de Operações e Governos, Tanira Torelly Pinto.

O destaque do primeiro dia de programação foi a presença da enfermeira norte-americana Wilma Berends, da Johns Hopkins Medicine International, que falou sobre a gestão de conflitos e como usar conversas assertivas e transformadoras no ambiente assistencial. “Há várias causas de conflitos e é importante analisar bem os fatos, métodos, valores, cultura e experiências do grupo, entre outros fatores”, afirma Wilma.

A programação do primeiro dia teve também palestra sobre Manejo de Situações Difíceis, com a Coordenadora Assistencial da CTI Adulto, Daiana Barbosa, relato do Caso Julia Lima com o familiar da paciente Francisco Cruz Lima, e mesa-redonda sobre Eventos Adversos e Atuação do HMV, com Aline Brenner, Coordenadora de Qualidade e Segurança, Lia Leda, advogada e Gerente Jurídica, e o médico Paulo Schmitz, Chefe do Serviço de Emergência. O primeiro dia encerrou com palestra sobre Experiência do Paciente, com a coordenadora da área no hospital, Mariana Moraes.

O evento segue na sexta-feira, dia 10, com discussão sobre a Jornada Magnet, estudo de casos envolvendo esta certificação, integração da assistência com o ensino e estratégias de engajamento dos colaboradores. O Simpósio terá como momento final a entrega do Prêmio Dania, que reconhece as práticas profissionais exemplares desenvolvidas na instituição.

O Simpósio Internacional de Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento é um grande evento de trocas e congraçamento destes profissionais na instituição. A gerente de Enfermagem Rubia Maestri coordena uma equipe de mais de 1,6 mil profissionais. “Neste momento em que campanhas internacionais como Nursing Now valorizam o papel dos profissionais da Enfermagem, é muito importante realizarmos este tipo de evento em nossa instituição”, comenta Vânia Röhsig, Superintendente Assistencial.

 

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0