Notícias

Encontre uma notícia

até
- Boletim Médico

Evento no Hospital Moinhos de Vento debate técnicas para cirurgias abdominais de alta complexidade

Encontro, voltado a profissionais da área da saúde, é gratuito e será realizado na próxima segunda-feira (17), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm

Com o tema central “Como otimizar os resultados em cirurgia abdominal de alta complexidade”, será realizado no próximo dia 17 de setembro (segunda-feira), a partir das 19 horas, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento, na Capital, um encontro que tem como público alvo cirurgiões gerais, cirurgiões digestivos, clínicos, anestesistas e demais profissionais da área da saúde. A participação no evento é gratuita.

De acordo com o coordenador do evento, Dr. Artur Pacheco Seabra, chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Moinhos de Vento, com a evolução das técnicas minimamente invasivas, como videolaparoscopia e cirurgia robótica, cada vez mais, mesmo nas cirurgias de grande porte e alta complexidade, a recuperação do paciente se torna rápida e com menor nível de desconforto. “Mas, além de oferecermos cirurgias menos invasivas aos nossos pacientes, outras medidas tomadas no perioperatório contribuem fortemente para melhorar e abreviar o tempo de recuperação e de permanência hospitalar. Para que isso ocorra, além do cirurgião, outros profissionais da equipe médica são envolvidos, especialmente o clínico e o anestesista, criando o que se pode chamar de linha de cuidado do paciente cirúrgico”, explica o médico.

Dr. Seabra também resume o que será mostrado no evento. “Nesse encontro, estaremos atualizando estes conceitos e apresentando o papel do clínico em uma equipe cirúrgica de alta performance, desde a avaliação e preparação do paciente antes da cirurgia até o manejo do pós-operatório, bem como condutas que o anestesista possa adotar e que beneficiam o paciente, mesmo após encerrada a anestesia e o período transoperatório”.

A noite de discussões na próxima segunda-feira será encerrada com um debate que terá a moderação do Dr. Luiz Alfredo Jung, do HMV. Os debatedores convidados serão o Dr. Marcos Tannhauser, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (Sargs), Dr. Tulio Tonietto e Dr. Leandro Totti Cavazzola, ambos também do Hospital Moinhos de Vento.

A iniciativa tem apoio da Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul (Socigers) e da Sociedade de Anestesia do Rio Grande Do Sul (Sargs).

 

Inscrições e outras informações

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas diretamente no site do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, através do endereço http://www.iepmoinhos.com.br/eventos.

Outras informações também podem ser obtidas através  do telefone (51) 3537-8735 e do e-mail eventoscientificos@hmv.org.br.

Confira a programação completa:

19h – Welcome coffee

19h30min – Abertura – Dr. Artur Seabra

19h40min – Técnicas Minimamente Invasivas – uso da Robótica e da Videolaparoscopia nas cirurgias complexas – Dr. Carlos Domene – SOBRACIL – SP – Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva

20h – Peculiaridades em anestesia para Cirurgia Robótica – Dr. Luiz Fernando Falcão – Escola Paulista de Medicina – SP

20h20min – Mesa Redonda

– Cirurgião – Ações para melhoria do Pós-Operatório – Dr. Carlos Domene

– Clínico – Linha de Cuidado Cirúrgico: O papel do clínico no perioperatório – Dr. Cassiano Teixeira – HMV

– Anestesista – Condutas anestésicas com reflexo no pós-operatório – Dr. Luiz Fernando Falcão – Escola Paulista de Medicina – SP

20h50min – Debates

 

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0