Notícias

Encontre uma notícia

até
- Assistência

Entenda o papel do enfermeiro no cuidado ao paciente

Profissional é responsável por planejar, organizar e avaliar todo serviço de assistência

Para que um tratamento seja bem-sucedido, cada profissional da saúde tem um papel singular no cuidado do paciente. Médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, além da equipe de farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, exercem funções distintas, porém complementares entre si com um único objetivo: cuidar de pessoas. O enfermeiro está presente em diversas circunstâncias que envolvem o cuidado assistencial. Mas, afinal, o que realmente faz esse profissional?

A lei nº 7.498 de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem e de suas atividades auxiliares no Brasil, estabelece que só pessoas portadoras do diploma de curso superior podem exercer a profissão. O enfermeiro é responsável principalmente por planejar, organizar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem. É ele também quem realiza a consulta de enfermagem e prescreve os passos que devem ser seguidos pela equipe.

A gerente de enfermagem do Hospital Moinhos de Vento e professora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, Rúbia Maestri, explica que o enfermeiro é encarregado por fazer a ponte entre todos os outros profissionais que passam para avaliar o paciente. “O enfermeiro é fundamental no planejamento do cuidado. Sem ele, os cuidados não vão ser realizados de uma maneira adequada. O enfermeiro coordena toda a assistência do paciente e apoia para que os desfechos que sejam entregues ao paciente sejam os melhores”, reforça Rúbia.

Lançada no Brasil em abril deste ano, a campanha internacional Nursing Now dá uma nova perspectiva à enfermagem e possibilita que o profissional ganhe cada vez mais visibilidade e obtenha ainda mais autonomia para o tratamento do paciente, como já acontece em outros países. Entre algumas das metas estabelecidas pelo Nursing Now estão: o fortalecimento da educação, o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança e a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas.

A Faculdade Moinhos começou suas atividades no primeiro semestre de 2019 e incentiva seu aluno a ser o protagonista na sua formação, integrando e aproveitando as oportunidades que são oferecidas no Hospital Moinhos de Vento e juntamente aos parceiros nacionais e internacionais, como é o caso do Hospital Johns Hopkins, reputado como um dos maiores do mundo. Para Rúbia, a possibilidade de o aluno da Faculdade Moinhos transitar dentro do Hospital Moinhos de Vento desde o primeiro semestre tem sido bastante agregador à formação.

Agende sua redação e venha estudar na Faculdade Moinhos!

As inscrições para o vestibular de inverno da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento estão abertas até o dia 25 de julho de 2019. A redação pode ser realizada no dia e horário que melhor se encaixar na rotina do candidato. Por meio do crédito educativo, o aluno pode financiar seus estudos e pagar 50% do valor durante o curso e o restante depois de formado. Para mais informações acesse www.faculdademoinhos.com.br/vestibular ou entre em contato pelo WhatsApp (51) 99992-3616.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0