Notícias

Encontre uma notícia

até
- Corpo Clínico

Encontro sobre cultura de segurança do paciente reúne especialistas internacionais no Hospital Moinhos de Vento

Atividade acontece no dia 20 de abril, às 12h15, na instituição

Na quinta-feira (20), acontece mais uma edição do Grand Round Hospital Moinhos de Vento e Johns Hopkins Medicine International. A atividade intitulada “Developing a Culture of Safety with an Eye on High Reliability” (tradução: Desenvolvendo uma Cultura de Segurança com Olhar na Alta Confiabilidade) será realizada às 12h15 no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (acesso pela rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco C – 4º andar).

O Hospital Moinhos de Vento desenvolve continuamente a cultura de segurança do paciente com suas equipes médico-assistenciais e de apoio. Para isso, conta com o apoio do Armstrong Institute for Patient Safety and Quality, do Johns Hopkins Hospital, organização que é referência mundial no tema.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto tem gerando melhorias que impactam positivamente a segurança dos pacientes nos Estados Unidos, como redução na taxa de infecção. Para compartilhar essa experiência, representantes da organização virão a Porto Alegre. O encontro contará com a participação das enfermeiras Amy Plotts, Paula Kent e Rhonda Wyskiel, que atuam na coordenação e inovação de Segurança do Paciente na organização americana.

“A segurança do paciente é prioridade nas instituições de saúde e está diretamente relacionada à forma como trabalhamos essa cultura no dia a dia. Quanto mais desenvolvida, maior a possibilidade de entregarmos um cuidado seguro, com uma equipe que demonstre alta confiabilidade”, ressalta a enfermeira Aline Brenner, coordenadora de Qualidade e Segurança do Hospital Moinhos de Vento.

Projeto inédito com alcance nacional

O Hospital Moinhos de Vento coordena uma iniciativa inédita no Brasil que visa melhorias nos processos de segurança dos pacientes. O projeto “Implantação do Programa de Segurança do Paciente e Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão, Educação e Práticas Compartilhadas” é desenvolvido em 15 hospitais de todas as regiões do Brasil em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos em todo o país, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Os profissionais serão treinados durante o ano e adotarão mecanismos para melhorar o atendimento ao paciente.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0