Instituto de Educação e Pesquisa

SOBRE O INSTITUTO

O Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2003, um marco institucional para o desenvolvimento de pesquisas e educação na área da saúde.

Entre as intenções estratégicas do IEP, está a contribuição para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade assistencial no Hospital Moinhos de Vento, por meio da formação e capacitação do corpo de profissionais, a promoção da qualidade de vida e saúde da comunidade, e a inserção da instituição no meio científico e educacional.

Na área de educação, o IEP oferece cursos de Pós-Graduação Lato sensu (especialização) em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição Psicologia e Gestão.

Desde 2003, o Instituto também possui o programa de residência médica em Terapia Intensiva, credenciada pelo MEC e pela Comissão Nacional de Residência Médica. O Curso Técnico em Enfermagem, que foi a primeira iniciativa de educação da instituição – datada desde a inauguração do Hospital, é destaque na formação de profissionais que atuarão diretamente na assistência aos pacientes do Hospital Moinhos de Vento ou de outros hospitais.

Além dos cursos regulares, desde o nível técnico até a Pós-Graduação, vários cursos de extensão e eventos científicos têm sido desenvolvidos em busca do aprimoramento dos profissionais de saúde. O IEP ainda possui parcerias institucionais na área de educação com inúmeras instituições, entre elas a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e a FADERGS – Laureate International Universities.

A Biblioteca do IEP proporciona o acesso às principais bases de informação e à periódicos online, sendo um espaço para os profissionais da saúde realizarem seus estudos e pesquisas.

Na área de pesquisa, o IEP possui uma Comissão Científica e um Comitê de Ética em Pesquisa credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. A Unidade de Pesquisa do IEP possui vários projetos em desenvolvimento, que incluempesquisas clínicas, epidemiológicas e assistenciais. Muitos deles são projetos multicêntricos internacionais e possuem uma moderna e inovadora estrutura de pesquisa.

Enfim, o IEP oferece inúmeras oportunidades de aprendizado e pesquisa para profissionais das mais diversas áreas da saúde, sejam eles colaboradores, membros do Corpo Clínico ou alunos que desejam aprender com a excelência do Hospital Moinhos de Vento.

0