Exames e Procedimentos

Encontre um exame

Cardiologia

TESTE ERGOMÉTRICO (ESTEIRA)

O Teste Ergométrico mostra o desempenho de seu coração quando submetido a esforço físico, analisando a capacidade física e a resposta da pressão arterial ao exercício.

• Por que fazer o Teste Ergométrico?
Também conhecido como Eletrocardiograma de Esforço, o Teste Ergométrico serve para avaliar o ritmo cardíaco e detectar a presença de isquemia, ou seja, alterações nas artérias coronárias. Serve, também, de base para estabelecer programas de condicionamento físico.

• Como é feito o Teste Ergométrico?
Esse exame é feito pelo médico cardiologista auxiliado por uma técnica. Para fazê-lo, você deve ir ao laboratório levando um agasalho esportivo (bermudas ou calças de malha/moletom) e tênis. Nas três horas anteriores, não deve ingerir bebidas com cafeína (café, Coca-Cola, chá preto, etc.) e deve evitar refeições pesadas. Chegando ao Centro de Cardiologia, dirija-se à recepção, onde seus dados são tomados e é feita uma ficha. Após, você é encaminhado ao vestiário para trocar-se. Seus pertences ficam guardados em um armário e a chave fica com você. Na sala de exames é feita a preparação que, nos homens, inclui a depilação em pequenas áreas do tórax, onde serão fixados os eletrodos. A pele também é lixada, para aumentar a sensibilidade e favorecer um bom contato na hora de registrar o traçado. Durante o exame, 10 eletrodos são conectados ao seu tórax e o aparelho de pressão arterial é fixado em seu braço. Os registros em repouso são realizados e, então, começa a medição em exercício, que é feita caminhando na esteira. O exercício começa em baixa intensidade, que é aumentada a cada três minutos, até você atingir sua capacidade máxima de esforço. Após o exame, você permanece, por alguns minutos, repousando na sala de exames para uma recuperação adequada. Se desejar, pode tomar uma ducha no próprio laboratório. No Centro de Cardiologia, esse exame é realizado no Laboratório de Testes Qüinton, que fornece a análise computadorizada contínua de 12 derivações do eletrocardiograma. Como o Teste Ergométrico é um exame que envolve intenso esforço físico, nosso laboratório conta com uma estrutura de socorro cardíaco para procedimentos de emergência. O resultado do exame fica à sua disposição em, aproximadamente, 30 minutos – e você evita ter que voltar em outro horário para retirá-lo.

AGENDAMENTO DE EXAMES

0