Exames e Procedimentos

Encontre um exame

Cardiologia

TESTE DE INCLINAÇÃO (TILT TEST)

O Teste de Inclinação, ou “Tilt Table Test”, é um dos exames que podem ser utilizados para diagnosticar as causas de desmaios ou perdas de consciência.

• Por que fazer um Teste de Inclinação?
É feito para diagnosticar as causas de desmaio e perdas de consciência. Os desmaios podem ser causados por uma série de motivos, inclusive cardiovasculares, e podem ocorrer em pessoas com coração normal ou com doenças cardíacas, com graus variados de risco. O Teste de Inclinação é feito para diagnosticar a síncope vasovagal, a qual é a causa mais comum de desmaios em pessoas com o coração normal.

• Como é feito o Teste de Inclinação?
Esse exame dura, aproximadamente, uma hora. Para realizá-lo, você deve estar em jejum por cerca de seis horas. Ao chegar ao Centro de Cardiologia, seus dados são tomados e você é encaminhado ao exame.
No vestiário, você troca a parte de cima da sua roupa por uma bata. Já na sala de exames, as técnicas fazem a preparação. Você é colocado em uma maca especial e é monitorizado por um eletrocardiograma continuamente. Além disso, tem sua pressão arterial medida em intervalos frequentes.
Após ficar deitado por 10 minutos, a maca é inclinada em, aproximadamente, 70º, permanecendo nessa posição por cerca de 20 minutos. Durante esse período, se você sentir que vai desmaiar, o teste é interrompido e a maca é colocada na posição horizontal. Em alguns casos, para mostrar a causa do desmaio, é necessário o uso de um medicamento chamado nitrato sublingual, que acelera seu coração. Este é usado através de infusão intravenosa. Durante essa infusão, a maca será novamente inclinada por, aproximadamente, 10 minutos.
Demonstrada a causa, seu médico terá mais dados para lhe indicar o tratamento.

AGENDAMENTO DE EXAMES

0