Exames e Procedimentos

Encontre um exame

Cardiologia

HOLTER DE 24 HORAS – ELETROCARDIOGRAMA DINÂMICO DE 24H

O Holter, também conhecido como eletrocardiograma dinâmico, grava o traçado eletrocardiográfico do seu coração ininterruptamente por 24 horas.

• Por que fazer um Holter?
Também conhecido como Eletrocardiograma Dinâmico, o Holter grava o traçado eletrocardiográfico do seu coração ininterruptamente por 24 horas. Devido a essa propriedade, o Holter é um exame muito útil para se saber os sintomas que você sente estão relacionados a alterações no eletrocardiograma, ou para avaliar problemas assintomáticos, ou seja, não provocam sintomas.

• Como é feito o Teste de Holter?
O exame é feito com um gravador especial, conectado a eletrodos que ficam aderidos ao corpo. Este aparelho grava os batimentos do coração numa fita cassete comum, que é decodificada posteriormente, fornecendo o registro gráfico, isto é, o eletrocardiograma destes batimentos. É importante saber que durante as 24 horas que você estiver com o gravador, você não poderá se banhar ou molhar o aparelho.
Quando você chegar ao Centro de Cardiologia, dirija-se à recepção para que possamos anotar seus dados e encaminhá-lo para a sala de exames. Antes de colocar o aparelho em você, nossas técnicas farão uma pequena preparação – que, nos homens, inclui a depilação das áreas onde serão fixados os eletrodos. Elas também lixarão sua pele para aumentar o contato da mesma com os eletrodos, permitindo uma gravação mais adequada aos batimentos. Serão fixados em seu tórax sete eletrodos conectados ao gravador, que você carregará na cintura como um “walkman”. A partir de sua saída do Centro de Cardiologia, você fará um diário, anotando suas atividades e sintomas que está sentindo, sem esquecer-se de registrar o horário destes.
O Holter não requer repouso. É muito importante para o sucesso do exame que você procure manter a sua rotina diária. Só assim o médico obterá registros fiéis da sua atividade cardíaca. Também é muito importante que os eletrodos permaneçam fixos em seu corpo. Caso algum deles caia, prenda-o de novo. Completadas às 24 horas com o aparelho, você retorna ao Centro de Cardiologia para retirá-lo. Seus registros serão passados para o computador e avaliados pelo médico cardiologista responsável pelo exame.

AGENDAMENTO DE EXAMES

0