Serviços Médicos

Centro de Saúde do Homem

Informações

Para maiores informações, entre em contato: (51) 3314.3434 (51) 3537.8000

Apresentação

O Centro de Saúde do Homem trabalha para proporcionar o atendimento integral das condições de saúde e bem-estar masculinas, incluindo problemas como disfunção erétil e da libido, reposição hormonal e infertilidade. Nossos especialistas prestam atendimento clínico e tratamento cirúrgico, sempre tendo como suporte a estrutura e a cultura de segurança do Hospital Moinhos de Vento.

Pesquisa

Baseados nas mais modernas pesquisas e tratamentos, nossos especialistas fazem do Centro uma referência no fortalecimento da atenção básica e cuidado com o homem. Para nossa instituição, desenvolver um Centro de excelência em saúde masculina significa implementar uma nova cultura, suplantando a ausência histórica de programas específicos para a identidade masculina. Promoção de saúde e prevenção de doenças que atinjam pacientes de maior ou menor risco significam minimizar índices como os registrados em 2005, período em que doenças do aparelho circulatório e neoplasias malignas eram, respectivamente, as 2ª. e 3ª maiores causas de morte entre homens de 25 a 30 anos. Hoje, ambas as doenças podem ser evitadas ou minimizadas com exames periódicos e diagnóstico precoce.

Facilidade

A criação de um Centro específico para a saúde do homem visa, também, à redução das desigualdades em saúde entre homens e mulheres e a facilidade de acesso, uma vez que, entre os principais argumentos masculinos para não procurar serviços de saúde está o prejuízo das atividades laborais. Contribuir para o reforço à atenção básica e global à saúde masculina, facilitando o acesso e agilizando atendimento e diagnóstico contribui, de forma significativa à diminuição dos índices de morbidade.

Tratamento individualizado

A sexualidade é um componente fundamental da saúde masculina. O Centro conta com profissionais capacitados para individualizar o tratamento de acordo com cada contexto clínico. Este método preserva a privacidade e otimiza os resultados terapêuticos.

Através de uma abordagem multidisciplinar, as equipes do Centro avaliam de forma integral a saúde e a medicina sexual e urológica do paciente. Dentro do campo da Medicina Sexual, nossos profissionais diagnosticam e tratam alterações de grande importância, que são a infertilidade e as disfunções sexuais (alterações da libido, distúrbios ejaculatórios e disfunção erétil (DE) e alterações orgásmicas). Entre essas alterações, a DE é uma das mais recorrentes. De acordo com a American Urological Association (AUA), mais de 150 milhões de homens são acometidos mundialmente, em função de causas psicogênicas e orgânicas. Os tratamentos são vários, indo desde abordagens comportamentais até medicamentosas. É fundamental, no entanto, para todas essas alterações, o correto diagnóstico para o tratamento eficaz.

Testes

O Centro de Saúde do Homem disponibiliza na guia ao lado um teste simples para tornar clara a função erétil através de um índice internacional. Clique em Downloads para baixar o teste e faça sua avaliação. Ali também pode ser encontrado o teste para avaliação da Deficiência Androgênica Masculina (DAEM- Andropausa), um cuidado cada vez mais necessário em função do aumento da expectativa de vida da população. Embora a diminuição da testosterona relacionada ao envelhecimento do homem seja mais discreta e lentamente progressiva em comparação com o declínio hormonal da mulher, seus efeitos são significativos e merecedores de investigações específicas.  Entre os efeitos, não só diminuição de libido e disfunções erétil e ejaculatórias, mas também perda de massa óssea e muscular, pensamentos depressivos, fadiga e diminuição da capacidade laboral.

O terceiro teste diz respeito à saúde prostática. Um escore de sintomas (International Prostate Score Symptoms- IPSS) – definidos pela instituição The American Urological Association (AUA) – permite que se avalie a presença, ou não, de sintomas de dificuldade miccional, assim como a severidade dos mesmos,  relacionados à hipertrofia benigna da próstata. A avaliação da próstata quanto à possibilidade de câncer contempla o exame digital da respectiva glândula (toque retal) e a mensuração sérica do antígeno prostático específico (PSA). As avaliações posteriores são individualizadas de acordo com cada caso.

Perguntas Frequentes

O que é a disfunção erétil?

Quando a dificuldade de ereção é considerada um problema?

O que é ejaculação precoce?

O que causa a dificuldade de ereção?

O que é obstrução urinária/Dificuldade miccional masculina?

ESSE CENTRO PERTENCE AO(S) SERVIÇO(S) MÉDICO(S):
VISITE OUTROS CENTROS DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO:
0